O que é homeopatia

O termo homeopatia deriva da palavra grega "hómoios" = semelhante e "páthos" = doença. Nasce com o médico alemão Samuel Hahnemann em 1755.

No Brasil, em 4 de julho de 1980, a Homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, atravéz da resolução CFM n° 1000, e, no mesmo ano foi fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB).

A homeopatia preconiza o equilibrio entre o mental, o emocional e o físico, onde o sintoma seria uma reação contra a doença e a doença seria um desequilibrio da energia vital do indivíduo. Como sabemos, quando uma pessoa adoece, não raro, a doença se instala silenciosamente e o doente vai perdendo seu vigor físico ou mental, precisando por vezes pausar suas atividades laborais ou talvez prejudicando no ambiente escolar(causa emocional).

O médico formado especialista em homeopatia, ao tomar o histórico da doença do paciente que precisa relatar detalhes dos sintomas de forma abrangente, a fim de se identificar o diagnóstio e prescrever remédios diluídos em proporções específicas para cada caso.

A importância da homeopatia está nas doenças crônicas, onde é feito um tratamento contínuo com medicamentos diluídos, mas potencialmente ativos. Também em doenças psico-mentais e/ou neurológicas, onde além da medicação há uma comunicação a nível psicológico do paciente que muitas vezes será a chave, 'key not" de seu mal, para o médico utilizá-la.

A homeopatia é uma opção para um tratamento de certa forma mais natural. Uma grande quantidade de doenças se inicia a nível mental:

  • alergia nervosa
  • ansiedade e depressão
  • enxaqueca nervosa
  • urticária nervosa
  • gastrite e úlcera nervosa
  • psoríase
  • medos, traumas, mágoas e ressentimentos
  • doenças chamadas psicossomáticas

Para todos esses casos e muitos outros a homeopatia é de grande ajuda, trazendo melhora e qualidade de vida aos pacientes. O objetivo da homeopatia é o equilibrio do ser humano como um todo, visando eliminar não somente os sintomas causados pela doença, mas eliminar a causa da mesma.

Pediatra Dra. Evelin

Dra. Evelin Mendoza

Pediatra, Homeopata e Clínica Geral.

Youtube Dra. EvelinInstagram Dra. EvelinFacebook Dra. EvelinWhatsapp Dra. Evelin