O que é a pediatria

O termo Pediatria deriva da palavra grega paidós que significa criança ou infante e iatrós curandeiro ou doutor, seria portanto o curandeiro, o doutor das crianças.

A Pediatria nasce na Suiça em 1722, com o médico Theodore Zwinger, professor da Faculdade de Medicina de Basileia, quando notou que os sinais e sintomas eram diferentes quanto à sua forma e conteúdo, nas crianças e nos adultos. Ele percebeu que a criança não era "miniatura de adulto" e sim, um ser em formação!

A Sociedade Brasileira de Pediatria foi fundada no rio de Janeiro, pelo Dr. Fernandes Figueira, em 27 de julho de 1910, data em que é comemorado o dia do Pediatra. As características desta especialidade são pautadas pelo Amor, pois atravéz do amor entre dois seres nasce um novo ser para perpetuaçao. Do amor aos infantes, nasce o desejo de um médico formado optar pela Pediatria.

Acredito que a pediatria nos dá a nós, médicos, uma alegria dupla ao ver o nascimento de um bebê e a felicidade dos pais; e, ao acompanhar esse bebê crescendo e se transformando em uma criança, um adolescente, enfim, em um adulto cidadão formado para o futuro.

Nós pediatras, responsáveis pela saúde do seu bem mais valioso, temos a responsabilidade de preservar a saúde física, mental, emocional e social das crianças. Nós, como "curandeiros", doutores de seus filhos, temos a obrigação de resguardar a saúde como um todo, não só de prevenção de doenças, de orientações alimentares, do sono, dos alergenos, dos cuidados de prevençao de acidentes e toda gama de doenças genéticas familiares e hereditárias, como também nos dias atuais, resguardar a mente, conhecer a fundo esse monumento que será protegido cuidadosamente, para formar cidadãos de ética, moral e com base firme para serem lançados ao mundo que os espera de braços abertos. Protegê-los de algum ambiente hostil, onde não estejam seguros. Tudo deverá ser pautado no amor e na esperança de que o que plantamos dará frutos, tanto aos pais como a nós pediatras!

Nada como a alegria de haver cumprido com nossa bela missão: A Pediatria!

Pediatra Dra. Evelin

Dra. Evelin Mendoza

Pediatra, Homeopata e Clínica Geral.

Youtube Dra. EvelinInstagram Dra. EvelinFacebook Dra. EvelinWhatsapp Dra. Evelin